domingo, 24 de maio de 2009

Eu quero é mais!

Hoje fui fazer uma prova de concurso público no bairro de Moema. Na volta, sem pressa nenhuma, andando pelas belas ruas de Moema, zona sul de São Paulo, extremamente rica, pensei: como rico vive! Não se trata de viver bem, trata-se de viver. As casas, aquilo são casas em que se deva morar, aquilo é estar num asilo inviolável, como diria a nossa pândega constituição.
Disso me veio a lembrança de algo de detesto: esse ideal estúpido e estoicista que o capitalismo e a igreja católica passaram, o ideal da pobreza.
Quantas canções, livros, novelas, filmes, enfim, quantas expressões artísticas, passam essa apologia a pobreza?
Centenas, muitas, o próprio catolicismo abençoa os pobres, amaldiçoa os ricos. Os pobres são ensinados e estarem felizes por serem pobres. Nos filmes e novelas a protagonista é sempre aquela que não gosta de dinheiro.
Eis a extrema hipocrisia exercida. Como se gostar de conforto e de viver bem fosse a negação de valores como amizade sincera, amor verdadeiro, caridade, solidariedade e justiça. Quem disse isso?
Certamente quem detinha o poder, a inteligência e o dinheiro.
Querer ter uma vida maravilhosa não significa, necessariamente, abrir mão de sentimentos elevados.
Não penso em abrir mão de amigos de verdade, de momentos de beleza e simplicidade, de minha espiritualidade, mas quero, como quero e esforço-me pra isso, ter uma vida muito confortável.
Pra mim falta de dinheiro não traz felicidade!

2 comentários:

  1. Plac plac plac!

    Concordo... sempre pensei assim tb! ....

    Porra, é o que falávamos durante a aula de sociologia: Isso é o capitalismo, não quer? Vá para Cuba!

    É um modelo que ta mto longe de ser bom, mas é o que vivemos! E se é o que vivemos, eu quero essa merda de conforto tb!

    É mto bonito uma garota que se forma com seu próprio esforço, se fode de trabalhar pra pagar a fac, abdica de um carro pra entrar na pós graduação, mas é bonito no papel, qndo alguém ouve... pra quem passa não é nada bonito!!!!!!!!!!


    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. "mais fácil um elefante passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu". Na teória é lindo essa coisa de pobreza... Na prática?! Seja pobre e espere o reino do céu e me diga o que há de lindo nisso... Balela... As pessoas interpretam as coisas como bem querem e como melhor convém e querem (conseguem) seguidores pra essas santices todas...

    ResponderExcluir