quarta-feira, 17 de abril de 2013

Geraldina e a repartição



Geraldina era uma clássica funcionária pública, havia anos que trabalhava no setor de Almoxarifado daquela Secretaria no Rio de Janeiro.
Ela jamais faltou um dia, jamais chegou atrasada. Era sempre a primeira a chegar à repartição, todos os dias 7:00, mesmo seu horário sendo 8:00.

Geraldina era feia, mas de uma feiúra triste, rasgada, doída.  A pele seca e enrugada como maracujá velho, as unhas carcomidas e amareladas de tanto fumar, os dentes marrons pelo excesso de café diário, os cabelos tosados opacos e desgrenhados, a roupa sempre rota e velha. A funcionária tinha um odor característico, uma mistura de cheiro de fumaça de cigarro, mofo e naftalina.


Os colegas de trabalho não desgostavam de Geraldina, ela era uma figura neutra, estava sempre lá antes de todos e após todos, estava sempre na sua cadeira, sempre!

O único problema da velha Geraldina mofada era ser caxias, era sua sempre fervorosa defesa acerca de tudo que se relacionava com o chefe, o senhor Pedro Assunção de Holanda.
A caxias não cometia erros e ainda fiscalizava aos demais colegas, relatando tudo para o Assunção.

Certa vez revoltou a todos quando solicitou num relatório em três vias que as folgas concedidas no dia dos aniversários de cada funcionário fossem suspensas, pois não estavam amparadas na legalidade.


Naquela manhã quando o Fabrício, o estagiário, entrou na repartição notou um cheiro diferente, talvez faltasse algo no ar.
Todos foram chegando naquela segunda-feira, na terça e quarta e quinta... Na sexta-feira o Assunção saiu da sala dele e perguntou onde estava a Geraldina que não havia levado o relatório semanal com o desempenho da equipe.
Com muito espanto todos perceberam que sua cadeira estava vazia, aliás, havia estado a semana toda... Geraldina havia faltado pela primeira vez na vida, e faltado por uma semana inteira. 

Ligaram pra sua casa.


Geraldina havia morrido no sábado, de asfixia por vômito, sozinha no quarto que alugava no bairro do Leme, o enterro havia sido no domingo e ninguém informou a repartição, pois não tinha nenhum familiar.


O chefe ao saber disse:

- Fabrício assuma a responsabilidade pelo relatório semanal e me entregue daqui uma hora!


2 comentários:

  1. Sim! a Dani voltou! Espero que venham mais depois deste Bjos

    ResponderExcluir
  2. E sabe o que é pior... é bem assim! rs Beeeeeeeeeeeeeeem assim!!

    ResponderExcluir